sexta-feira, 2 de outubro de 2009

De moletom em Versalhes

Nos portões do Palácio: Maria Antonieta me espera

Depois de passar calor e ter de ficar segurando casacos, amarrando blusas na cintura e guardando echarpes na bolsa, resolvi ir mais "fresquinha" para Versalhes. Passei o maior frio e tive que comprar um moletom, logo na saída do trem, nas primeiras lojinhas que apareceram! Depois de aquecida, seguimos a pé rumo ao Castelo. Nem precisamos olhar o mapa, foi só seguir as placas e o fluxo de pessoas que iam todas na mesma direção. Logo avistamos o castelo e seus portões dourados. É lindo e enorme, mas havia uma parte em reforma, que tira um pouco o impacto da vista da frente do Palácio.

Tá de bom tamanho, até que eu moraria aqui

Por incrível que pareça não pegamos fila alguma para entrar. Aliás, não pegamos fila em lugar nenhum! Dentro do castelo, é beleza e luxo que não acaba mais. Outra vez a constatação de que aqui tudo é maior do que a gente imagina. Os jardins são grandiosos, a perder de vista! Não andamos por todo o jardim porque é grande demais. Tanto que há carrinhos para alugar a 30 euros, para que se possa visitar todo o jardim.

Foi show demais estar na propriedade onde viveram Luís XIV (o Rei Sol) e Maria Antonieta. Muito emocionante conhecer um castelo de verdade por onde andaram reis e princesas de verdade! Mais legal ainda foi estar no quarto de Maria Antonieta, onde ela deu a luz seus filhos. Vi até a portinhola de emergência por onde ela fugiu quando estourou a Revolução Francesa e os rebeldes invadiram o Palácio.

O quartinho da minha amiga Maria Antonieta

Fazendo cara de nobre no quarto da Rainha

E a cama dela, o que era aquilo?! Do jeitinho que eu sempre sonhei! Quando ganhar na mega-sena mando fazer uma igual, mas por enquanto posso adaptar a minha, apenas grudando umas plumas na cabeceira e colocando um mosqueteiro. Vai ficar igualzinha:

Será que lá no Fretta eu encontro uma assim?

0 comentários:

Postar um comentário